O Brasil, dono do maior potencial hídrico do planeta, enfrentou nos últimos anos um déficit no abastecimento de água potável em diversas regiões do país, situação que obteve melhora significativa em 2016, mas ainda está sendo contornada, embora especialistas afirmem que o Sistema Cantareira, um dos mais prejudicados pela crise, possa demorar até 5 anos para se recuperar totalmente dos danos sofridos em 2014.  

Soluções para escassez de recursos hídricos

A utilização de caminhão-pipa é uma das principais soluções encontradas por prefeituras, empresas e cidadãos para o problema da escassez de recursos hídricos, juntamente com a construção de cisternas e recuperação de poços. O caminhão pipa é ideal para transporte de água potável ou não potável, e surge como uma alternativa fácil e barata para o abastecimento de água em casos de crise hídrica, ausência de saneamento básico, suprimento em eventos que necessitem de uma quantidade grande de água potável, etc., e a demanda do equipamento durante a crise hídrica cresceu 40%. Ao contratar um caminhão-pipa, é importante garantir que o fornecedor respeite água ali armazenada e faça de tudo para evitar desperdícios, tratando-a como o bem precioso que é.

 

Um dos problemas enfrentados na distribuição de água por caminhões-pipa é a falta de limpeza dos tanques de armazenamento, situação que pode trazer danos terríveis à vida das famílias que recebem a água. Em reportagem exibida em 01/12/2013 no Fantástico foi denunciada uma prática comum no Nordeste brasileiro, em que “pipeiros” (caminhoneiros que distribuem água) utilizavam e revendiam para o transporte de água tanques que antes eram utilizados para armazenar álcool e gasolina. Especialistas confirmaram que essa prática resulta na deposição de elementos tóxicos no tanque, que não saem com uma simples lavagem, e quem bebesse da água contaminada pelos combustíveis poderia ter diarréia, vômito e até câncer. Para fugir dos riscos, os moradores preferiam beber a água barrenta dos açudes da região, que também oferecia riscos à saúde.

Exclusividade no uso de cada caminhão-pipa

É importante que cada tanque de caminhão-pipa seja utilizado com um fim específico, para evitar que resíduos de um produto interfiram no outro a ser armazenado em seguida, situação comum em casos de equipamento próprio, em que o mesmo tanque é reutilizado para vários fins, em longos períodos e sem limpeza. Ao contratar um caminhão na D&D Locação, o consumidor garante um equipamento moderno, que cumpre as especificações da lei e que conta com limpezas periódicas feitas de maneira adequada, utilizando os produtos químicos corretos, com todo cuidado para não manter resíduos e ao mesmo tempo garantindo limpeza completa do tanque, a fim de evitar a contaminação da água. Os caminhões são específicos para cada uso, e podem ser utilizados no transporte de água potável ou não, controle da emissão de poeira, umectação de vias e pátios, terraplanagem, irrigação, lavagem de ruas e praças, combate de incêndios, etc.