Simplificadamente, um caminhão vácuo é constituído de sistema composto por uma grande bomba de vácuo e um reservatório que é adaptado a um chassi de caminhão de forma a garantir a mobilidade necessária para execução de serviços em qualquer lugar.

O caminhão vácuo é muito versátil e pode ser usado para sucção e limpeza de varias substância líquidas e pastosas. Abaixo, descrevemos algumas utilizações:

Fossa negra e fossa séptica

Dado que no brasil mais da metade da população não conta com o tratamento de esgoto, uma alternativa é a adesão de fossas sépticas e negras.

A fossa negra é um buraco que é aberto no chão para armazenar água e dejetos domésticos, por não haver qualquer tipo de impermeabilização, permite que seu conteúdo infiltre e contamine o lençol freático. Por isso é forma mais arcaica de saneamento desenvolvida pelo homem, chegando em alguns municípios ser proibida.

Pode acontecer seu entupimento, sendo necessário a sucção dos detritos por um caminhão vácuo.

Outra alternativa que é muito usada principalmente em fazendas é a fossa séptica. Ela é considerada um avanço em relação a fossa negra já que a impermeabilização evita a contaminação. O caminhão vácuo também é usado em caso de possibilidade de transbordamento.

Caixa de Gordura

Nas residências a caixa de gordura é instalada entre a pia da cozinha e a rede de esgoto da cidade com o objetivo de evitar a obstrução da tubulação. Deve-se ter o cuidado de limpá-la periodicamente para evitar entupimento, mau cheiro e infestação de insetos.

Em prédios e condomínios há uma caixa de gordura central que atende todos os apartamentos. Ela exerce a mesma função da residencial, mas seu tamanho inviabiliza a limpeza manual que deve ser feita por empresa especializada com caminhão vácuo.

Outras

Drenagem de inundações, tanques e piscinas, limpeza de bocas de lobo, bueiros e guias são outras utilizações do caminhão vácuo.

Veja também: Caminhão Auto Vácuo – Solução para otimizar seu serviço de sucção.